The Revolutionary Association of the Women of Afghanistan (RAWA)
RAWA


 

 

 
Add RAWA RSS Feed to Feedreaders



RAWA Photo Gallery
Random Image from RAWA Photo Gallery
 






Follow RAWA on Twitter


Join RAWA on Facebook


RAWA Channel on Youtube




RAWA.org, 04.04.2017

RAWA comemora o 29º aniversário do martírio de Meena em Cabul

RAWA comemora o aniversário do martírio de sua líder, Meena, em uma celebração em Cabul

Tradução de Edu Montesanti


Meena 29th martyrdom anniversary

A Associação Revolucionária das Mulheres do Afeganistão (RAWA, na sigla em Inglês) comemorou o 29º aniversário do martírio de sua líder Meena em uma celebração hoje, em Cabul. A celebração contou com um pequeno número de membros e apoiantes.

O monólogo foi iniciado com um poema afegão do poeta revolucionário Daud Sarmad, enterrado vivo pelos assassinos Khalq e Parcham.

Depois disso, uma membro da RAWA discursou sobre a luta de Meena pela emancipação das mulheres e a situação desastrosa de nossas mulheres e do país. Ela disse, "Meena fundou a RAWA em um tempo difícil e opressivo em nosso país, e trabalhou muito duro para organizar e mobilizar meninas e mulheres. Ela abriu mão da vida pessoal e dos problemas de família, e deu sua única filha a outra família para que cuidasse dela para que não fosse um obstáculo a sua luta".

Ela continuou: "A condição das mulheres no Afeganistão é pior que em qualquer outro país. As mulheres afegãs são oprimidas da mesma forma hoje, sob o governo nacional de" terror" como quando estavam sob o governo de Karzai a violência contra as mulheres não encontra limites neste país. Nossas mulheres iniciaram o ano novo com uma tragédia de proporções assustadoras, quando Farkhunda foi morta dois dias antes do ano novo pelos bandidos jihadistas de Khadi em Cabul. Ao longo do ano, Rukhshana foi apedrejada em província de Ghor pelo selvagem Taliban, Tabasum foi decapitada, dezenas de mulheres e até mesmo pequenas meninas foram estupradas em diferentes partes do país, e as orelhas e o nariz de mulheres foram cortadas. Diante desta situação, as mulheres oficiais e parlamentares do país encontram-se muito ocupadas, planejando maneiras de encher seus bolsos. Elas não fizeram nada para as mulheres do Afeganistão. Não devemos ter nenhuma expectativa positiva quanto à situação das mulheres nestes neste regime afegão de fantoches dos Estados Unidos".

Canções patrióticas da RAWA, em persa e pashto, foram cantadas por um grupo de jovens.

As mensagens enviadas por simpatizantes da RAWA na Alemanha e na Itália, para o aniversário do martírio de Meena, foram lidas na celebração.

No final, Mariam Rawi, membro da RAWA, falou sobre as realizações da Associação em todo o mundo, e relatou também todas as viagens de algumas importantes membros da RAWA no ano passado.


Meena 29th martyrdom anniversary
5 de fevereiro de 2016: Monólogo lido por uma jovem membro da RAWA

Meena 29th martyrdom anniversary
5 de fevereiro de 2016: Discurso de uma jovem membro da RAWA.

Meena 29th martyrdom anniversary
5 de fevereiro de 2016: Mariam Rawi falando sobre as realizações da RAWA em todo o mundo.

Meena 29th martyrdom anniversary
5 de fevereiro de 2016: A celebração foi realizada em um lugar secreto, com a participação de membros e apoiantes da RAWA.

Originalmente publicado em 5 de fevereiro de 2016



Category: Português, Português RAWA