RAWA no Olho da Anistia internacional | Certificados da RAWA | Livros da RAWA | Nosso principal objetivo


Sobre a RAWA …

RAWA, Associação Revolucionaria da Mulheres do Afeganistão , se formou em Kabul, Afeganistão, em 1977, como uma organização político social independente das mulheres que lutam pelos direitos humanos e pela justiça social no Afeganistão. As fundadoras foram um grupo de mulheres afegãs intelectuais sobe a liderança sargais de Meena, quem foi assassinada em Quetta, Paquistão em 1987, por agentes afegãos da KGB com ligações a fundamentalistas do partido de Gulbuddin Hekmatyar. O objetivo da RAWA era de envolver um numero crescente de mulheres afegãs em atividades político sociais encaminhadas a adquirir os direitos humanos da mulheres e contribuir para o estabelecimentos de um governo baseado em valores democraticos e seculares no Afeganistão. Apesar da sufocante atmosfera política, a RAWA veio rapidamente a se envolver em várias áreas de atividades político sociais e inclusive na educação, saúde, economia e agitação política.

Antes do golpe de estado de Abril de 1978 no Afeganistão, dirigido por Moscou, os ativistas da RAWA se envolviam somente nas agitações pelo direitos das Mulheres e pela democracia. Mas depois do golpe de estado e concretamente da ocupação soviética em Dezembro de 1979, a RAWA se tornou ativamente envolvida na resistência. Em contradição com a absoluta maioria de fundamentalistas islâmicos, os “lutadores da liberdade”’ a resistência anti- soviética, RAWA, desde o começo invocou a democracia e o secularismo. Apesar dos horrores e da opressão política, o apelo da RAWA e sua influência creceram nos anos de ocupação soviética e uma grande numero de ativistas da RAWA foram mandados a trabalhar com as mulheres nos campos de refugiados no Paquistão. Para o propósito de reconhecer as necessidades das mulheres e crianças refugiadas, a RAWA estabeleceu escolas e acomodações para meninos e meninas, um hospital para mulheres afegãs refugiadas e crianças em Quetta, Paquistão com times móveis. Em adição a isso, foram conduzidos cursos de enfermagem, alfabetização e treinamentos vocacionais para mulheres.

Demonstrações contra a invasão soviética e seus fantoches, e depois disso contra o fundamentalismo, e a implacável denuncia de sua traição e de seus terríveis crimes tem sido alguns dos objetivos da RAWA. Como consequência da luta e da agitação anti- soviética, a RAWA foi marcada pela aniquilação pelos soviéticos e seus seguidores, enquanto os fundamentalistas islâmicos descarregaram sua ira nesta organização pelas suas idéias prodemocraticas, prosecularistas e anti-fundamentalistas. A atitude intransigente da RAWA contra esses dois inimigos do povo custou muito caro, como foi testemunhado o martírio da líder fundadora e de um grande numero de ativistas chaves, mas nós seguimos em frente, apesar dos golpes mortais recebidos, seguimos lealmente com nossos pricípios.

Com o proposito de propagar nossa opnião, desejos e objetivos e para dar as mulheres afegãs conciência de seus direitos e potencialidades, a RAWA lançou em 1981 a revista bilíngüe Payam-e-Zam (Mensagens das Mulheres). A publicação desta revista foi estendida e é lançada em Inglês e Urdu para aqueles que não falam Persa e Pashtu.

Desde da tomada soviética do Gorverno em 1992, o foco da luta política da RAWA está centrado na oposição contra os fundamentalistas, contra as políticas criminais ultra fundamentalistas e contra as atrocidades cometidas contra o povo afegão em gereal pelo Taliban e sua orientação ultra machista e contra as mulheres em particular. Apesar dos grandes desafios políticos da RAWA, um grande trabalho social para com mulheres e crianças que tiveram traumas inimaginaveis esta diante de nós, mas infelismente nós não contamos com o apoio de ONGs internacionais, e por isso não podemos realizar nossos projetos humanitários tão efetivamente quanto gostaríamos.

A “Guerra Contra o Terrorismo” dos EUA, removeu o Regime Taliban em Outubro de 2001, mas não removeu o fundamentalismo religioso, o qual é a causa principal de toda a nossa meséria. Na verdade, recolocando no poder os senhores de Guerra no Afeganistão, a administração americana está trocando um regime fundamentalista por outro. O Governo Americano e o Sr, Karzai apoiam os líderes criminosos da Aliança do Norte, que são tão brutais e preconceituosos quanto o Taliban.

A RAWA acredita que a liberdade e a democracia não podem ser doadas, é a obrigação do povo de um país de lutar e conquistar seus valores. Sob o suporte do Governo Americano, os inimigos dos direitos humanos, da democracia e do secularismo se apossaram de nosso país e imporam sua religião facista contra nosso povo.

Enquanto o fundamentalismo existir como força política e militar na nossa terra ferida, o problema do Afeganistão não será resolvido. Hoje a missão da RAWA pelos direitos das mulheres está longe de terminar, e nós temos que trabalhar duro para estabelecer um Afeganistão livre, democratico e secular. Nós precisamos da solidariedade e apoio das pessoas de todo o mundo.








© Associação Revolucionaria da Mulheres do Afeganistão (RAWA) 1997-
http://www.rawa.org

Página Principal | Sobre a RAWA | Entre em contato | Ajude-nos | Noticias