Declaração da RAWA sobre a demissão de comandantes militares de segundo escalão por Karzai


NÃO TENHA MEDO, SR. KARZAI!
ACABE COM OS TUBARÕES, NÃO COM A ARRAIA-MIÚDA!

Exatamente um ano depois de colaboração total com os fundamentalistas, além dos beijos e elogios que lhes fez, parece que o sr. Karzai chegou à conclusão de que o desejo insaciável desses traidores de impor seus "emirados" a nosso povo é muito maior que sua disposição em obedecer o governo central. Mas, em vez de acabar com os tubarões, seu alvo são seus filhos e, em vez de demitir os "emires" criminosos, demitiu seus representantes de segundo escalão.

De que adianta a demissão do chefe de polícia ou do superintendente da alfândega dessa ou daquela província quando seus patrocinadores e partidários no "emirado" e nas províncias continuam com sua crueldade e opressão contra o nosso povo, saqueando a riqueza de nosso país e cometendo altas traições?

Um ano depois da formação de seu governo, o sr. Karzai, apesar da presença de forças estrangeiras, não conseguiu criar nenhuma estabilidade no país, nem uma redução promissora e auspiciosa do terrorismo e dos crimes dos Jehadis. Assim, na realidade, são seus próprios erros que estão se voltando contra ele, que encorajou ainda mais esses bandidos criminosos ao elogiá-los com palavras e dar cargos a seus filhos, irmãos e agentes especiais. Além de aclamar Ahmad Shah Masood como herói nacional e chamar Fahim de "xerife", ele, principalmente na Loya Jirga, pensou que, se fosse um bom menino, diria "muito bem" e "viva!" durante os discursos duros, toscos, ameaçadores e insultantes de Sayyaf, Qanoni, Khalili, Rabbani, Mohsani, etc. e seus representantes, além de concordar com suas palavras e até imitá-los, começando seus discursos com "Asalaam-o-Ulaikum" e "Rahamatullah Wa..." e recitando versos do Corão, conseguiria fazer as pazes com esses cães raivosos. Mas a experiência mostrou, como nós enfatizamos tantas e tantas vezes, que os criminosos Jehadi não vão mudar sua natureza, assim como os leopardos não mudam as manchas de seu corpo. A experiência mostrou também que aqueles que se beneficiaram com a colaboração e "o trabalho e envolvimento" do sr. Karzai com os inimigos de nosso povo não foram nem os fundamentalistas, nem Karzai, nem seus partidários. Ao usar essa chance e a mão estendida de Karzai para eles, esses criminosos promoveram o saque e a autoridade opressiva sobre nosso país e agora estão em condições de desafiá-lo. É claro que a mão dos partidários estrangeiros do sr. Karzai também fez sentir seu peso ao deixar esses criminosos à solta para agir contra o nosso povo. Não foi o secretário da Defesa dos Estados Unidos, o sr. Donald Rumsfeld que, depois de sua reunião com o comandante militar Ismail Khan, disse que este era uma "pessoa interessante, ponderada, comedida e autoconfiante", enquanto a Human Rights Watch declarou que ele é "um inimigo dos direitos humanos no oeste do Afeganistão" e afirmou que foram o Irã e os Estados Unidos que colocaram Ismail Khan na posição que ocupa hoje?

Sr. Karzai, se a música de um artista iraniano consegue fazê-lo chorar, as cicatrizes deixadas pelos crimes dos fundamentalistas que o cercam, e que estão no corpo e na alma do povo de Cabul e de outras cidades, deveriam fazê-lo derramar lágrimas de sangue e nunca permitir, por nenhum preço ou sob qualquer pressão, deixá-los livres sem responder por todos os crimes e atrocidades que cometeram! Mesmo que chegue o belo dia em que o senhor tenha os tubarões como seu alvo prioritário, a tarefa não terá terminado aí. Não é suficiente que os criminosos sejam demitidos de seus "emirados" e postos na cadeia; é preciso também que toda a riqueza e todos os bens que eles angariaram durante 20 anos sejam tirados deles, bem como de seus filhos e parentes. E, depois disso, devem sofrer o castigo merecido pelos crimes cometidos. É necessário preparar uma lista negra com os nomes de todos eles e tomar todas as medidas necessárias para impedir sua fuga do país. E todos os países devem ser avisados de que não devem dar asilo a esses terroristas sob nenhum pretexto, pois são muito piores do que Omar e Osama. Deve-se pedir a todo o povo que apresente suas queixas contra as atrocidades, roubos e crimes desses "emires" , "xerifes" e "generais" a uma comissão com autoridade reconhecida, na qual figuras de renome internacional como a sra. Mary Robinson devem participar diretamente.

Sr. Karzai, o senhor está completamente errado se pensa que a criação de um exército nacional vai mudar a nossa situação. Todos sabem que, nesse exato momento, os comandantes militares já puseram seus pistoleiros no exército e que todos os altos cargos estão em suas mãos.

Enquanto esses criminosos estiverem no poder, os governos estrangeiros também não vão dar ouvidos aos pedidos do povo por financiamento para a reconstrução do Afeganistão. Muitas ONGs não vão dar ajuda efetiva ao povo de fora de Cabul devido às graves ameaças e obstáculos à segurança criados pelos comandantes militares, que não se importam a mínima com a situação trágica de nosso povo.

O sol da democracia e da liberdade só vai brilhar no horizonte de nosso país devastado e empapado de sangue quando a sombra dos carrascos fundamentalistas for afastada de uma vez por todas.

Não tenha medo, sr. Karzai! A situação geral é tal que, mesmo que os fascistas religiosos se unam a seu "irmão Hekmatyar", não vão poder fazer nada. O importante é que o senhor, em vez de perseguir a arraia-miúda ao mesmo tempo em que se prepara para alimentar os tubarões, concentre-se e insista na luta contra esses fundamentalistas da maneira mais resoluta possível, a fim de poder desempenhar um papel prático e real na reconstrução de nossa terra arrasada e de assegurar a união nacional.


Associação Revolucionária das Mulheres do Afeganistão (RAWA)
23 de novembro de 2002






Persian | English | Español | Deutsch | Français | Italiano







Declaração da RAWA sobre o Dia Internacional dos Direitos Humanos
Declaração da RAWA sobre a morte dos estudantes que faziam protesto na Universidade de Cabul
Resolução da RAWA sobre os ataques terrorista aos Estados Unidos
Reportagem da Rawa sobre os ataques dos Estados Unidos no Afeganistão


--