Estados Unidos admitem bomba "desviada"
4 funcionários da ONU são mortos nos primeiros ataques no Afeganistão


Testemunhas avaliam os ataques dos Estados Unidos em Kabul

Reportagem da Rawa, Oct.21, 2001
Uma carta enviada de Fariba de Kabul


Uma mulher vítima do Taliban e dos ataques dos Estados Unidos

Uma mulher entrevistada por RAWA: "Nossas casas foram queimadas pelo Taliban no vale Shamaly, então nós imigramos para Kabul no último ano, mas uma bomba lançada pelo Estados Unidos destruiu nossa pobre casa em Qala-e-Wakel e nós não temos mais o que comer ou onde se abrigar. Porquê eles não entregam Osama? Nós não queremos nem o Taliban e nem Osama. Porquê os Estados Unidos nos bombardeiam, é nossa culpa?" (Foto de um vídeo da RAWA).
Mais Fotos

Certamente agora, a cidade de Kabul está se confrontando com uma situação pior do que antes. Os americanos estão bombardeando toda a cidade causando um ambiente insuportável, uma fumaça negra enorme está se espalhando por toda a Kabul. Explosões são ouvidas por todo o lado. É a cidade do luto, há muitos dias que você pode encontrar mendigos perambulando pelas ruas. Todos os negócios locais e estrangeiros estão fechados, e mesmo os salários baixos pagos aos empregados estão agora suspensos.

Recentemente um Chefe do Taleban, o Mullah Omar, decidiu reduzir os cupons de alimentação de 40 Mil para 20 Mil Afeganis, devido as dificuldades do governo.

Por exemplo, um empregado antes ganhava 12 "Laks afeganis", agora ele ganha somente 6, sem mencionar que nos últimos 4 meses eles não foram pagos. Justamente no único negócio que permanece funcionando que é o ramo alimentício.

As migrações da população está crescendo consideravelmente se comparado com o passado e pessoas perambulando de um lugar para outro. Não há eletricidade na cidade; entretanto, o preço da comida tem caído, mas de fato as pessoas não tem nenhum poder de compra.

Somente os Talibans, paquistaneses, árabes e tchetchenos estão com aparência pálida e com rostos assustados.

Explosões tem sido ouvidas de todos os lugares por muitos dias, algumas casas tem sido destruídas por mísseis.

Foi deste modo que no dia 14 de Outubro que em "Qala-e-Vakil" ou uma área de transmissão de rádio, a casa de Dadkhuda que imigrou de Kabul para o vale de Shamaly foi danificada por mísseis. Sua filha de 18 anos morreu, sua esposa e seus 2 filhos ficaram seriamente feridos e foram levados para o "Vazir Akbar Khan" hospital, o qual não tem mais nenhum equipamento operacional. Perto desta área outras 6 casas foram completamente destruídas e cerca de 15 pessoas morreram.

Também no dia 14 de Outubro o aeroporto de Kabul foi alvo durante várias vezes, assim com a torre de televisão, que no segundo ataque americano destruiu com sucesso todo o sistema de telecomunicações do Taliban.

No dia 15 de Outubro, durante a noite, o aeroporto foi mais uma vez alvo dos mísseis, no mesmo dia em que os alojamentos árabes formalmente chamados de "Gholâm Batchech" que foram atingidos e onde está localizado a área de "Katra-e-Parwan".

Os soldados do Taliban e os árabes deixaram prontamente a área, deixando suas casas, depois de encobrir os corpos de seus companheiros.

O lugar chamado "Ghargheh", que está a poucos kilometros de Kabul, onde estavam localizados os mais importantes alojamentos do Taliban, foi atacado uma porção de vezes, assim como o "alojamento 315" que foi queimado durante horas até sua completa destruição.

Estes dias o alojamento "Ghand 55" chamado de "Babidjan" localizado no topo da região de "Kheir Khaneh" foi alvo de mísseis, o que danificou as linhas e os postes de eletricidade da cidade e a rede elétrica foi tirada de funcionamento.

Um novo ataque sobre o aeroporto, no dia 16 de Outubro, atingiu duramente o prédio da Cruz Vermelha, que está a poucos kilometros dali, as chamas podiam ser vistas em partes remotas da cidade, os bombeiros do Taliban exaustos, não puderam lidar com a situação.

Não muito longe dali, cerca de 50 metros adiante, casas pertencentes às pessoas das regiões no norte e de Bamyan foram atingidas por um outro míssel. Uma mulher de 40 anos foi morta e outras duas pessoas ficaram feridas. Ao que parece o corpo da mulher não foi encontrado e seus pertences foram destruídos e queimados debaixo das ruínas. Isso aconteceu provavelmente ás 2:00 da madrugada.

No dia 17 de Outubro, a primeira explosão aconteceu nas alturas de "Nader Khan" e toda a área foi coberta por uma grande fumaça. Todos os lugares onde estavam as artilharias do Taliban tem sido alvos dos ataques. O alojamento 55 chamado de "Ghund-e-Babajan" foi o maior objetivo do último ataque americano, espalhando por toda a cidade um ambiente sufocante. O fogo que começou às 10 horas só parou no meio da noite.

Nas alturas dos vales de "Deh Kapik" e "Bâdam Bâgh" foram alguns dos muitos lugares danificados do dia e o aeroporto sofreu muitos outros ataques. Por causa destes ataques muitos habitantes amedrontados foram forçados a deixar a cidade com angústia e terror.

No dia 18 de Outubro às 3:55 da madrugada uma base militar chamada de "Loa-e-Badajan" foi alvo de 2 bombas e como resultado todo o depósito de munição foi queimado. As fumaças e as chamas duraram cerca de 7 horas.

No dia 18 de Outubro à meia noite o alojamento 315 ao sul de Kabul foi atingido. Ás 11:00 do mesmo dia uma bomba foi jogada em Shahr-e-Now, apesar da bomba não Ter explodido 3 casas foram destruídas e devido a isso uma mulher ficou seriamente ferida. Também às 11:00 uma outra bomba foi lançada no bloco 33 do velho Makroryan onde uma garota de 14 anos foi morta e 4 outras crianças ficaram feridas. Uma outra bomba atingiu uma casa em Qala-e-Zaman-Khan no qual matou 5 pessoas de uma família (4 mulheres e uma criança) e uma outra explosão no bloco 13 do velho Makroryan matou na hora uma menina.

No dia 21 de Outubro às 7:58 uma grande explosão numa área perto de Masjed-e-Itefaq, matou 8 pessoas de uma mesma família e 3 casas foram completamente destruídas. As casualidades incluem 4 mulheres e 4 homens e outros 8 foram envolvidos na mesma explosão. Os repórteres estavam também presentes na área.

Hoje todo mundo está sentido, mas a maioria da população distrai o seu medo considerando que o futuro da cidade será garantido pelas tropas da Aliança do norte, depois da queda do Taliban, lembrando dos primeiros eventos que eles sofreram em 1992.



h t t p: / / w w w. r a w a. o r g