Pricipais atividades da RAWA

Durante a ocupação Soviética, a RAWA distribuiu panfletos anti-soviéticos, organizou demonstrações e greves em escolas e universidades, manteve escolas e hospitais para refugiados, publicou e distribuiu "Payam-e-Zan"(Mensagem de mulheres), e encorajou mulheres para contribuir com a resistência, apesar da oposição fundamentalista. Foi durante estas atividades que membros ativistas da organização foram detidos em Kabul, sofreram horrendas torturas, e alguns foram abandonados por 8 anos em prisões, em condições desumanas. Foi também durante este período que agentes do KHAD e seus cúmplices fundamentalistas assassinaram a líder fundadora da RAWA, Meena, e suas duas ajudantes, em 1987.

Após a queda do governo-marionete, quando grupos fundamentalistas invadiram Kabul, a RAWA refocou-se em exigir os direitos humanos, campanhas pelos direitos das mulheres, e expôs os atos bárbaros dos fundamentalistas. As principais atividades da RAWA atualmente podem ser sumarisadas como as seguintes:

1) No Paquistão:

Devido ao seu princípio de posição contrária ao fundamentalismo, o trabalho social da RAWA entre as fugitivas afgãs é uma batalha contínua. Mas apesar das numerosas dificuldades, a organização mantém contatos com mulheres em diversos campos no Paquistão e nota que, felizmente, todas as provas de cortar estas comunicações simplesmente causam o efeito contrário. Enquanto um grande número de mulheres de campos de refugiados em Quetta e Peshawar se aproximam da RAWA para obter conforto, auxílio e suporte, um grave problema financeiro restringe em muito a ajuda ao suporte emocional dado pela organização.

Se refusando a sucumbir diante destas difilcudades, RAWA é encorajada pelas reações das mulheres refugiadas e está batalhando para atrair suporte de organizações de ajuda para assim melhor asistir as mulheres e crianças. Infelizmente, por falta de ajuda, muitos projetos de educação e saúde não foram implementados.

Todavia, as atividades da organização no Paquistão alcançaram vários campos:

Educação: RAWA administra escolas primárias e secundárias para crianças refugiadas, dirige diversos cursos de alfabetização para mulheres, e provê professores e materiais para as crianças refugiadas, especialmente para que aquelas escolas de garotas não caiam nas mãos dos fundamentalistas. RAWA também estabeleceu dois orfanatos, para meninos e meninas.

Saúde: RAWA tem grupos móveis de saúde no Paquistão, que são ativos principalmente nos campos de refugiados de Peshawar e Quetta. De qualquer maneira, o hospital da RAWA em Quetta, com 11 anos de serviço, está a beira de ser fechado devido a problemas financeiros.

Direitos Humanos: RAWA provê grupos de direitos humanos, outras organizações interessadas, e a mídia com notícias e reportes sobre assassinatos, apedrejamentos, amputações, emprisionamentos, torturas, surras, chicotadas, insultos e outros atos inumanos executados pelo Taliban e outros fundamentalistas. A associação também publica as partes mais importantes destes reportes na sua página na internet, apesar de imprimir partes destes em publicações.

Cultura: RAWA produz cassetes musicais com temas educacionais e usualmente com uma mensagem anti-fundamentalista. A organização também produz peças teatrais e sátiras, organiza noites de poesias, e publica posters, brochuras e livros. Sua publicação "Payam-e-Zan" em pashtu, persa e urdu está disponível na rede e em edições impressas; e o livro "The Burst of The Islamic Government Bubble in Afghanistan" (A Explosão da Bolha do Governo Islâmico no Afganistão) foi distribuido em inglês.

Ativismo: A RAWA organiza diversas demonstrações planejadas ou apresentações durante o ano, em adição a qualquer grande evento não esperado em que seja necessário a ação imediata e firme de mulheres. Também dá entrevistas coletivas, edita press releases, distribui diversas declarações e folhetos, e sempre mantém sua página web atualizada e enriquecida com fotos e reportagens do Afganistão, como também com material educacional. Para poder expôr os crimes fundamentalistas e para aumentar a conscientização sobre a situação no Afganistão, a RAWA também participa em eventos planejados pelos partidos políticos do Paquistão ou grupos de direitos das mulheres. A associação dá entrevistas em diversas maneiras de mídia, impressa ou eletrônica, trazendo alguns jornalistas para dentro do país e para os campos de refugiados no Paquistão, e colocando-os em contato com outras organizações afgãs e internacionais.

A RAWA também dirige distintos círculos sociais em cujos participantes, mulheres e garotas são esclarecidas sobre os conceitos dos direitos da mulher, a natureza do regime fundamentalista, e os objetivos da Associação. Elas são expostas às condições femeninas dentro do poder fundamentalista, à urgência para a batalha contra o fanaticismo religioso, à nescessidade de se atingir a plenitude dos direitos humanos, e os meios pelos quais os problemas afgãos sejam solucionados rapidamente.

A organização assiste famílias de perseguidos pelo Talibã ou Jehadis. Muitas destas famílias têm membros presos no Afganistão ou pegos pela polícia paquistanesa e aí emprisionados; RAWA os ajuda contatando a polícia e, em alguns casos, provendo-os de assistência legal. A organização também ajuda aquelas mulheres que são torturadas ou mal-tratadas por seus maridos ou companheiros oferecendo-lhes asilo e ajudando de qualquer maneira possível. Finanças/geração de rendas: a RAWA tem oficinas de artesanatos, carpetes, tricô e alfaiataria; também tem granjas e pisciculturas, produz geléias e picles e fazem giz e outros bens para vender.

2) No Afganistão:

O trabalho da RAWA no Afganistão consiste principalmente no apoio às vítimas femeninas da guerra e outras atrocidades cometidas pelos grupos beligerantes. Os trabalhadores da associação contatam tanto as mulheres que tenham sido vítimas dos fundamentalistas e também as famílias destas. A RAWA realça suas lutas através de informes publicados na Women's Message (Mensagen de Mulheres), e alerta os sentinelas dos direitos humanos, como a Anistia Internacional e organizações similares, sobre as violações dos direitos humanos cometidos contra mulheres. Também provê apoio psico-social, transladam vítimas para o Paquistão para tratamento médico, e mandam crianças de famílias traumatizadas para o Paquistão para rehabilitação e uma melhor chance de educação. O grupo rastrea mulheres desaparecidas e/ou seus familiares, assiste famílias em evacuações de campos de batalha e áreas afetadas por desastres naturais e ajuda a realojar-los em lugares mais seguros. Provê estas famílias com os meios de subsistência básicos e, em casos extremos, encontra patrocinadores para "adoção de família" de famílias ou indivíduos desarraigados, e facilitam sua integração.

Apesar das atividades acima mencionadas, as atividades da RAWA dentro do Afganistão podem ser sumarizadas da seguinte maneira:

Ativismo: Sabendo que as atividades no Afganistão são clandestinas e fortemente restritivas, devido ao comportamento brutal e preconceituoso do Taliban, a RAWA mantém cursos de alfabetização e educação nas suas "escolas no lar" com grande êxito. Por enquanto, mantém estes cursos para garotas e garotos, e cursos de alfabetização para mulheres e moças. Trabalhar subordinada a autoridade Taliban é difícil e perigoso, então a RAWA está muito atenta a encontrar mulheres iletradas em suas próprias casas, para evitar a suspeita de atividade ilegal. Além das escolas e cursos de alfabetização, a RAWA também conduz círculos de mulheres e moças, aonde elas discutem o conceito dos direitos das mulheres, a urgência de lutar contra o fundamentalismo, e a necessidade de educação. Estes círculos, que se encontram duas vezes por mês, ensinam sobre a participação social, a acreditar na democracia e liberdade cívica, e informa sobre os meios pelos quais se solucionarão os problemas para manter os direitos humanos das mulheres no Afganistão.

Saúde: a RAWA tem times móveis de saúde que servem sete províncias Afgãs tratando aquelas mulheres que não tem condições de irem ao médico, devido à sua situação financeira ou temor do Taliban. Crianças e, em alguns casos, homens feridos também são tratados. Nas áreas aonde trabalham, os times móveis tratam regularmente a três crianças por dia. Além de tratar mulheres e crianças, estes times também ministram cursos para moças e mulheres letradas. No ano passado estes times fizeram uma exitosa campanha de vacinação contra a poliomielite nestas áreas.

Finanças: a RAWA administra granjas, projetos de criação de abelhas, oficinas de carpetagem, bordado e tricô, e também unidades de artesanato e costura. Todos estes projetos estão sobre o controle direto e supervisão da RAWA. E mais, é dada assistência para aquelas mulheres que querem tocar seus próprios projetos, como granjas, artesanatos ou costura. Dando-lhes empréstimos a curto prazo, a RAWA ajuda muitas destas mulheres, a maioria viúvas, a sustentar suas famílias.

Planos para o futuro

1)RAWA planeja expandir e redirecionar suas atividades para a educação de mulheres e crianças: o estabelecimento de escolas modernas e públicas, intituições, e cursos; a publicação de livros textos e fitas audio-visuais com conhecimentos modernos e ciêntíficos, distribuindo-os gratuitamente entre os alunos; e o desenvolvimento de bibliotecas, não apenas em cidades, mas também em áreas rurais e distantes.

2) Estes planos estão sendo desenvolvidos graças ao profundo reconhecimento de que a educação por si só já é uma grande força que faz com que as mulheres se tornem conscientes dos seus direitos humanos, seu lugar na sociedade e os problemas políticos e sociais Afgãos. Este conhecimento, consequentemente, as conscientizarão sobre seu importante papel em cada esfera da sociedade.

3) RAWA planeja organizar cursos de computação para mulheres e garotas, educando-as sobre Internet. A RAWA teve grandiosos benefícios atravéz do uso de Internet e aprendeu como é maravilhoso ter acesso a um computador e à Internet, que é uma "universidade" em si. A Associação tem um grande desejo de educar o máximo de mulheres possíveis e que suas condições permitam, usando computadores, e fará seu melhor para destruir o monopólio que os homens atualmente tem sobre computadores e Internet.

4) Ademais de incluir a língua inglesa no currículo de todos os seus cursos, a RAWA planeja estabelecer o inglês em cursos para todas as mulheres e garotas. Isto ajudaria a completar um plano que promoveria a educação informática, já que sem o conhecimento de inglês e acesso a um computador, se não impossível, é muito difícil de desfrutar de uma vida civilizada no século 21.

5) RAWA planeja estabelecer numerosos cursos para mulheres, especialmente para viúvas, com a finalidade de ensiná-las a comerciar, assim elas podem ter uma fonte de ingresso como qualquer membro decente da sociedade. Também há planos de publicar livros e periódicos especialmente para mulheres, adolescentes e crianças nas línguas primárias do país.

6) RAWA é consciente sobre aquelas mulheres em sociedades fechadas, que tem suas preferências voltadas para o mesmo sexo, mas que tem sua vida torturada devido às pressões sociais e religiosas. Sendo assim, a Associação virá a publicar uma revista que discutirá abertamente sobre estes tabús. Nesta revista as mulheres poderão expressar-se livremente, esperando que assim a sociedade, gradualmente, chegará a conclusão de que uma comunidade tão grande não pode ser ignorada por ter outro "pecado", por querer viver e amar da maneira que elas escolheram.



© Associação Revolucionária da Mulher Afeganistão (RAWA), 1997-
http://www.rawa.org