RAWA.org, April 4, 2017


RAWA comemora o 30º aniversário de martírio de Meena

Meena é o símbolo da resistência e da luta pelas mulheres afegãs!

Tradução de Edu Montesanti


RAWA commemorates the 30th martyrdom anniversary of Meena


A Associação Revolucionária das Mulheres do Afeganistão (RAWA, na sigla em inglês), comemorou o trigésimo aniversário de martírio de seu grande líder, Meena, em uma cerimônia em 3 de fevereiro de 2017. As mulheres membros e apoiadores da RAWA participaram do evento, realizada clandestinamente em uma cidade do Afeganistão.

O monólogo ( http://www.rawa.org/rawa/2017/04/11/monologue-rawa-function-on-meenas-30th-martyrdom-anniversary-portuguese.html ) da cerimônia honrou a vida de Meena, com estas palavras:

"Depois da morte do poeta revolucionário iraniano Samad Behrangi, um de seus amigos íntimos, Hussain Sa'edi, escreveu: 'a maior obra-prima de Samad foi sua vida'. Esta afirmação certamente se aplica à nossa querida Meena também, sua maior obra-prima foi sua própria vida e a fundação de uma organização como a RAWA. Meena era uma rocha forte que nenhum poder conseguiu balançar. A intimidação por parte de seus inimigos não abalou sua forte vontade de lutar pela liberdade das pessoas. A organização fundada por Meena tornou-se hoje o espinho nos olhos dos criminosos fundamentalistas e não-fundamentalistas, roubando sua paz."

Um poema em pashto escrito por uma jovem membro da RAWA, intitulado "Meena", descreve sua corajosa luta e foi lida por Mahnaz, jovem membro da associação.

Khurshid, outra membro da RAWA, descreveu a situação alarmante das mulheres afegãs durante seu discurso:

"O Afeganistão é um dos países com as mais altas taxas de violência doméstica contra as mulheres. No ano passado Zahra, de 14 anos, foi queimada por seus sogros na província de Ghor, e morreu junto com seu filho recém-nascido. Rahela morreu no hospital depois que seu marido e sogra derramaram gasolina nela, e atearam fogo em seu corpo. Ao mesmo tempo, outra mulher foi brutalmente espancada pelo esposo na província de Takhar, quem também raspou sua cabeça.

"Estes são apenas alguns exemplos, mas todos sabemos que a violência contra as mulheres ocorre em todas as casa deste país. O que nunca devemos esquecer, é que a violência doméstica não surgiu do nada e não está separada do sistema policial. É óbvio que a dominação dos criminosos jihadistas e do Taliban em nosso país, nas últimas duas décadas, levou ao aumento deste doloroso fenômeno."

Sobre a posição da RAWA em relação à atual situação mundial, ela disse:

"O mundo está tomado por uma complexa turbulência hoje. As contradições entre as potências imperialistas intensificaram-se mais uma vez. Os EUA, que já foram o único poder no planeta, agora enfrentam rivais como China e Rússia. A guerra no Afeganistão, na Síria, no Iraque e em outros países do Oriente Médio são um reflexo dessas contradições.

Trechos do artigo de Mahmood Godarzi sobre Meena foram lidas. Godarzi, o famoso escritor revolucionário iraniano, escreveu um artigo sobre o 16 º aniversário do martírio de Meena em 4 de fevereiro de 2003, publicado no jornal "Shahrvand" do Canadá.

Um artigo foi dedicado a Assata Shakur, ex-membro das Panteras Negras e membro fundador do Exército de Libertação Negra, que continua sua luta contra a discriminação racial e contra o imperialismo dos EUA até hoje, em Cuba.

O poema "Mother, tell me your tale" (Mãe, conte-me o teu conto), dedicado à maravilhosa mãe revolucionária do Irã Fátima Saidi, "Mãe dos Shayagans", foi lido na cerimônia por uma jovem membro. O poema foi recebido calorosamente, por uma audiência emocionada.

Músicas revolucionárias também foram cantadas pelo coro de estudantes da RAWA. No final, as mensagens recebidas pelo aniversário do martírio de Meena foram lidas.


RAWA commemorates the 30th martyrdom anniversary of Meena


RAWA commemorates the 30th martyrdom anniversary of Meena


RAWA commemorates the 30th martyrdom anniversary of Meena


RAWA commemorates the 30th martyrdom anniversary of Meena


RAWA commemorates the 30th martyrdom anniversary of Meena


RAWA commemorates the 30th martyrdom anniversary of Meena


RAWA commemorates the 30th martyrdom anniversary of Meena

Originalmente publicado em 12 de fevereiro de 2017


URL for news «RAWA comemora o 30º aniversário de martírio de Meena»