AHMAD SHAH MASOOD: È O JANOS SAVAMBI DO AFEGANISTÃO
Masood e o pacífico Afeganistão são incompatíveis.

Weekend Post,
Por: J.K. Sufi
Junho 6,1999

....

Os passados aliados são os seus inimigos de hoje. Eles são os fundamentalistas, terroristas e ameaçam o mundo civilizado. O Egito o qual foi obrigado a libertar milhares de fundamentalistas " Ikhwans " (seguidores da entidade islâmica) para lutar no oeste do Afeganistão, agora mostra cenas na TV vindas do Afeganistão para convencer o público que se forem dados poderes aos elementos fundamentalistas nacionais, farão o mesmo no Egito. O Ocidente esta agora colhendo todos os "redemoinhos" do mundo.

A guerra das duas ideologias opositoras foi travada em todos os solos. Cada lado apoiou seus aliados menosprezando os desejos da população.

Janos Savambi que é de Angola estava lutando sem sucesso mas brutalmente contra o triunfante governo MPLA que prodigiosamente foi apoiado por aquelas forças imperialistas que agora transmitem julgamentos morais toda hora. Ele foi basicamente um bandido e terrorista, mas foi aplaudido como um lutador da liberdade.

....

Janos Savambi em contrapartida pode ser encontrado em todo lugar. No Afeganistão Ahmad Shah Masood é um outro Janos Savambi. Se o ocidente não o batizou ainda é porque não esta sendo considerado ainda um inimigo do Taliban. E qualquer um de seus inimigos é como os que foram para Janos Savambi.

Para os afegãos e para o Afeganistão ele esta representando a função de sua contrapartida angolana. Estas testemunhas da recente história do Afeganistão testemunharão que Ahamad Shah Masood absorveu a profissão de guerreiro bem antes do regime comunista russo que estava no poder no Afeganistão. Ele depende totalmente de guerra.

Ele prospéra guerra, ele come, bebe e inala guerra. Ele tomou o poder com a ajuda de Dostam e Karmal-led, forças comunistas, que mais tarde se voltaram contra ele, optou pelos Mujahideen, selecionou apaniguados deles, anulou Rabbani de seus poderes e se tornou decididamente uma autoridade em Kabul. Mas a sua atitude não mudou ainda , formalmente como ministro de defesa e cabeça da organização de Jamiat-e-Islami ele não se comportou como um ministro, mas como um bandido. A paz não poderia prevalecer porque ele não a quer. As regras do Mujahideen não poderiam ser consolidadas porque ele se opõe a qualquer tipo normal de governo. Ele mesmo cortou o pelotão de Rabbani depois de tomar o posto organizacional.

Rabbani se tornou um fantoche em suas mãos. Quando a emersão do Taliban parecia um choro de longe, ele transferiu todo o armamento pesado, incluindo os terríveis mísseis Scud e Luna para Panjsher, no seu pelotão, ao invés de deixar para eles para defender o país e sua autoridade.

Porque ele sabia que sua profissão era lutar. Não o aborrece quem seja o seu inimigo. O inimigo é a paz, o inimigo é a normalidade, o inimigo é a tranquilidade, o inimigo é o governo popular. Ele não tem outra visão se não a da guerra, quando vem a paz ele fica facilmente doente. Ele faz planos para desenredar para ele mesmo o "Dilema da Paz".

A paz a qual tem responsabilidades e obrigações. Para aqueles que tem trabalhado intimamente com ele testemunhariam que ele e o pacífico Afeganistão são incompatíveis. Quando ele estava nos confrontos diretos em Kabul, ele planejou meios de fazer atos terroristas contra os indivíduos que poderiam ser considerados seus oponentes em potencial. Isto não aborrecia qual era o partido pertencente ao oponente naquele momento. Eram a sua guerra e a sua personalidade anunciadas.

Sua história mostra que todos os seus amigos e inimigos mudaram de lado. Ele lutou contra Shiite Hizb-e-Wahadt. Agora eles são seus aliados, ele lutou contra Hekmatar, agora é seu aliado. Ele foi aliado junto com Dostam e Karmal para derrubarem Najib, mais tarde se voltaram contra ele.

Agora novamente eles são os seus aliados. Ele fez paz com o Taliban e os convidou para ir a Kabul quando ele estava no poder em 1996 e traiçoeiramente o Taliban lutou contra ele. Ele nem mesmo poupou Rabbani, lutou e desarmou seus comandante poderoso como Anwar Dangar. Ele aprisionou Najib em uma instalação da ONU e ordenou que os seus homens o matassem antes que ele se retirasse de Kabul. Apesar da aparente culpa, foi colocado nas portas do Taliban sobre o seu assassinato e mais tarde ele astutamente simpatizou com os apoiadores de Najid e despejou lágrimas de crocodilo. Como se não tivesse sido o seu capturador.

Mesmo antes de Ter havido algum sinal da retirada soviética do Afeganistão quando Babrak Karmal esta no poder, ele fez paz com os russos, assinou protocolos com eles e lutou contra outras forças . Mas quando o Ocidente o elogiava como o "Leão do Panjsher" e como um sábio estrategista; ele saqueou o museu de Kabul e vendeu os todos os seus tesouros quando estava no poder.

Ele roubou todas as peças feitas de esmeraldas e lapis lazuli do Afeganistão, vendeu para os mercados ocidentais e embolsou o dinheiro. Ele esta ainda ocupado com os seus negócios sujos, ele roubou toneladas de ouro do Arg e saqueou os bancos.

Ele imprime dinheiro com ajuda dos seus amigos russos, troca este dinheiro por dólar e financia sua guerra. Ele mesmo convida indivíduos duvidosos vindos da mafia internacional de armas e pede armas químicas.

Algumas forças sábias acham que Masood infuencia no Afeganistão, a falta de paz e tranquilidade é cogitada no país.

Mesmo se o Taliban varrer o Afeganistão ou qualquer outra força de todo o mundo, Masood irá lutar desde um pequeno vale até uma montanha. Porque ele tem que lutar. A guerra foi sua profissão e ele não sabe nada além disso. Ele é o Janos Savambi do Afeganistão. Infelizmente esta desafortunada terra tem que lidar com inúmeros personagens de seu classe.



TA diferença entre o Taliban e os fundamentalistas do Jehadi



h t t p : / / w w w . r a w a . o r g