Pronunciamento da RAWA sobre as eleições presidencias no Afeganistão


Eleições Livres sob a Sombra das Armas e do Terrorismo?


A primeira eleição presidencial esta programada para acontecer neste país três anos apos o colapso do Regime Taliban. Este Acontecimento deveria ser um excitante tempo de esperança em nossa historia, mas três anos de guerra e discórdia dentro da administração regente tirou a aspiração das pessoas de um resultado positivo.

Ao que os dois últimos Loya Jirgas foram poluídos pela presença de criminosos Jehadis, essa eleição também seria injusta em caos e terror desenvolvido pelos terroristas e isso foi aprovado pela mídia e grupos como HRW, UN, etc. Em relação às distintas fontes americanas que acreditam que Zalmai Khalilzad seja o principal atuante da eleição, pela nossa perspectiva as próximas eleições serão uma democracia falsa e não seria justa e livre, deixando considerações abaixo:

  • Essa eleição aconteceu no meio de corrupção, suborno, burocracia, trafico de drogas e abdução de crianças em níveis sem precedentes e armas e terrorismo dominando o país. Armas, dinheiro e intimidação controlam e influenciam a lei.

  • Falta de segurança é o núcleo do problema. O presidente está sendo protegido pelos seguranças americanos - mas quem ira proteger os inocentes e vulneráveis das balas dos terroristas?

  • Ambos, o tão chamado "Exército Nacional" e a policia, são influenciados pela "Aliança do Norte" e são manipulados por ela para o trafico de drogas e outros crimes. As recentes 1100 tropas americanas apenas se engajaram em operações de combate contra os grupos terroristas do Taliban, Al Qaida e Gulbaddin. Esses grupos não apenas mataram afegãos, mas também americanos. No entanto, as tropas americanas e a ISAF não fizeram nada contra os crimes do grupo da "Aliança do Norte" de Fahim-Qanoni, que não mataram americanos, só afegãos!

  • As nove mil forcas da ISAF não são capazes de garantir a segurança na cidade de Kabul.

  • A "Comissão Eleitoral" 'e controlada pelos terroristas e seu agentes. Dentre os 18 candidatos à presidência, existem rostos notórios como Ahmed Shah Ahmedzai, Hafizull Mansour, Abdul Hadi Dabir, Latif Pedram, Qanoni, Dostum e Mohaqiq, quem estão entres os primeiros a serem levados a julgamento por serem criminosos aterrorizantes. Mais de 150 cartas de reclamação foram enviadas pelas vitimas dos criminosos acima, mas a comissão rejeitou a todas elas. A Comissão Eleitoral corrompeu a lei e abriu as portas para esses terroristas sanguessugas. Os poucos candidatos que não estão com as mãos marcadas de sangue são fracos e são de longe contra os fundamentalistas, e são considerados estarem mais preocupados em sua própria fama do que conseguir votos das massas.

  • Não existem mulheres entre os candidatos para que as mulheres possam confiar.

    Shafiqa Habibi foi descrita pelo o Ocidente como a representante das mulheres afegãs e defensoras dos Direitos Humanos, mas em adição as suas conexões com os bonecos pré-Moscou, ela se tornou tão abjeto que ela admite ser deputada do Dostum. Isso a difamou mas que nunca e a colocou em oposição a todas as mulheres que sofreram nas mãos de Dostum e outros violadores. Seu estado atual provou que as suspeitas da RAWA eram certas quanto a sua posição duvidosa.

    Masolda Jalal tão pouco pode reprensar as mulheres afegãs devido a sua conexão com o Jamiat-e-Islami de Rabbani e a sua posição colaboradora com outros fundamentalistas. As verdadeiras representantes das mulheres são grandes personalidades como Malalai Joya que se atreve a falar em nome de todas as mulheres e homens que sofrem neste país. Na verdade o sexo do presidente não 'e importante, e sim o que realmente conta 'e a posição em relação aos fundamentalistas, que são a causa principal dos problemas e da tragédia atual neste país.

  • Nada proibiu o partido Gulbaddin a participar dessas eleições. Abdul Saltar Sirat, a quem é descrito corretamente como pro-democrata, nomeou Qazi Amin Waqad como deputado quem é um notório terrorista do partido de Gulbaddin Hekmatyar.

  • A incrível e triste realidade 'e que Latif Pedram, um conhecido torturador do KHAD e um enviado especial do Burhanuddin Rabbani esta concorrendo à presidência. Utiliza a mascara de defensor dos "direitos das mulheres", da democracia e inclusive do ''Secularismo “, mas na realidade ele 'e um espião do regime pro-iraniano. Mais impressionante ainda 'e que algumas medias internacionais difundem sua propaganda. Ele pode esta enganando o mundo com seu estilo ocidental disfarçado, mas não pode enganar o povo afegão que nunca esquecera suas raízes Khadi- Jehadi e sua conexão iraniana.

    Não importa se Pedram e outros como ele não recebam votos significativos, o que importa 'e que o povo ira perde a esperança quando verem a presença de agentes do regime iraniano na eleição.

  • Mesmo Karzai instituindo Fahim como seu deputado, esse fato não foi de grande valor. Nos mostramos repetidamente que autorgando no rank de "Líder" a um homem cujas mãos são manchadas de sangue é um grande insulto ao povo. Inclusive Fahim foi substituído por Khalili e Zia Masoud (irmão de Ahmad Shah Masoud) que são da mesma estirpe de Fahim. Todos conhecem o perfil criminoso de Fahim, e os últimos crimes cometidos por ele foram denunciados três meses depois quando um criminoso foi solto com sua intervenção. Sr. Zia Masoud, alem de estar envolvido com o trafico de pedras preciosas juntamente com Wali Masoud, 'e também acusado de ficar com US$ 500000 da CIA, que era supostamente para ser enviado a Ahmed Ahah Masoud. ("Ghost Wars" by Steve Coll)

  • Varias vezes nós afirmamos que Fahim e seus comparsas são bombas do tempo ambulantes e se tornariam piores se fossem bem recompensados com poder. Fahim provou isso ao ameaçar Karzai quando ele se tornasse Vice Presidente. Sr. Karzai certamente recebera muitos insultos no futuro por causa dos falsos lideres que ele mesmo criou.

    A mencionada remodelação ministerial não apenas sustentou o poder dos terroristas, mas também descreve claramente o retrato antidemocrático e anti- humano que será o mandato do Sr. Karzai no futuro.

  • A declaração de apoio por parte de Rabbani em companhia a Khazai 'e uma luz vermelha que indica o qual infectada será a administração fundamentalista. Se as forcas americanas não fizerem nada contra esses traidores, esses como Fahim e outros serão mais perigosos contra Sr. Karzai.

  • Despeito ao fluxo de três bilhões de dólares doados (o que não se compara aos 26 bilhões de dólares doados ao Iraque), não foi detectado na reconstrução do Afeganistão. De acordo com o Ministro do Planejamento, a maior porcentagem desse dinheiro ficou nos bolsos dos terroristas, que também estão ganhando bilhões de dólares com o trafico de drogas. Eles se tornaram monstros capazes de cometer qualquer crime bem nas vistas da ISAF e das forcas americanas. Sem duvida, manipular a eleição seria muito fácil para eles.

  • Sayyaf doou um milhão de dólares ao Ministério da Educação, Qanoni doou um milhão de dólares ao ministro da Educação de Farah e o Sr. Mohsini doou 12 milhões de dólares do seu próprio bolso para construir uma escola religiosa. Essas grandes quantidades de dinheiro que foram supostamente doadas foram, na verdade, gastos nas campanhas eleitorais. Com milhões de dólares em suas mãos os terroristas poderiam fazer qualquer tipo de atrocidades durante as eleições.

  • Ismail Khan, outro líder dos criminosos, sem vergonha alguma "prende" mulheres nas ruas para serem examinadas para saber se ainda são virgens. Um insulto como esse não acontece em nenhum outro lugar do mundo.

  • A revista americana “The Nation" (4 de Outubro de 2004) publicou a emocionante estória de um grupo de mulheres que foram deportadas pelo regime iraniano. As mulheres foram seqüestradas e desonradas pelos homens de Ismail Khan e logo foram levadas a tão chamada "Comissão dos Direitos Humanos" de Sima Samar, onde foram vergonhosamente expostas para que os homens pudessem passar e levá-las. A estória sangra no coração de qualquer pessoa honrada.

    Então será que podemos esperar que as mulheres afegãs, queimando neste inferno, possam votar com qualquer entusiasmo?

  • A situação do Afeganistão tem sido tão frágil que Al Zawaheri afirma que o país se encontra nas mãos do Taliban e da Al Qaida. Al Qaida observa com claridade que a política americana não teve êxito no Afeganistão e a "Aliança do Norte", seu aliado ideológico e religioso, esta ganhando mais forca. Al Qaida observa que os EUA e seu aliados provocaram a "Guerra contra o Terrorismo", confiando não nas tropas americanas, mas nos seus irmãos da "Aliança do Norte".

  • Os mais ou menos 30 trabalhadores eleitorais e empregados da ONG foram mortos pelo Taliban, e mais ataques mortais estão sendo esperados durante as eleições. Ninguém arriscaria a vida nas urnas de votação.

  • As centenas de publicações no país indicam um sinal positivo, mas essas quantidades não carecem de valor algum quando não se pode escrever livremente sob as armas do fundamentalismo. Nenhuma das publicações podem se quer criticar levemente Ahmad Shah Masoud ou mesmo Fahim. "Payam e Zan" ainda 'e publicada em segredo pois escreve sobre o "Secularismo" e relata desafiadamente delitos cometidos pela "Alianca do Norte" e Ahmed Shah Masoud. O Secularismo, que a 90 anos foi introduzido por Amanullah Khan se tornou tão tabu que a imprensa fica com medo de escrever sobre ele. Os poucos comentários feitos pelo Sr. Mubariz contra os terroristas lhe causou um atentado em sua própria residência pelos manifestantes de Fahim, Qanoni e Sayyaf. Como podemos esperar que a mídia tenha uma participação significante nas eleições?

  • O resultado das eleições já 'e esperado, Karzai vencera. Isso não 'e uma previsão profética. Ao povo não é deixada outra opção se não a de escolher entre Karzai e os outros criminosos. Isso acontece por que o movimento democrático 'e fraco, e por que não existe nenhum candidato que seja democrático, amante da independência e que seja a favor do povo. Por outro lado o numero limitado de votantes - mesmo com os seus erros e conexões com os criminosos - ira preferir Karzai aos terroristas. Os terroristas não podem ganhar votos suficientes para ganhar de Karzai, mesmo usando de poder e fraude. O credito, no entanto, não ira para Karzai se ele ganhar. O povo ira as urnas desesperado, rezando para que Karzai seja contra o fundamentalismo.

O que nós falamos a cima pode parecer "pessimista" para algumas pessoas. Mas para os críticos não poderam nos proporcionar explicações dos relatos e analises feitas pela RAWA em relação ao fundamentalismo que poderá provar o contrario. Como a RAWA teve sempre a coragem de enfrentar as piores realidades e lutado contra elas, a RAWA nunca destorcerá ou apagara a realidade mais amarga.

Acreditamos incondicionalmente que, logo que se completar a crucial tarefa de combater o fundamentalismo, chegara o dia em que poderemos respirar o ar da liberdade e democracia e reconstruir nossa terra perdida com nossas próprias mãos com a ajuda sincera das nações amantes da liberdade.

Loya Jirgas significa "Grande Conselho Administrativo" em Pashto. Durante décadas, lideres do Afeganistão convocaram esse Conselho para que fossem eleitos novos reis, para adotar novas constituições e tomar decisões sobre disputas e assuntos políticos. Esse conselho era formado tradicionalmente por lideres de varias tribos, na sua maioria homens, e mandados para Kabul.


Associação Revolucionaria da Mulheres do Afeganistão (RAWA)
2 de Outubro de 2004




فارسي | Italiano | Español | English