ABCnews.com, Agosto 15, 2001

Mulheres afegãs conseguem âmbito internacional

A Internet dá meios para a Comunicação internacional

Por Dianne Lynch

A Associação Revolucionária das Mulheres do Afeganistão ou RAWA (sigla em inglês) está convertida para lutar contra o sofrimento das mulheres sob o regime fundamentalista islâmico Taliban.

Agosto 15: Imagine isso: Você não pode trabalhar, não pode ir a escola, não pode deixar sua casa sem a presença de um homem e mesmo assim precisa estar totalmente coberta por um véu da cabeça ao calcanhar.

Você não pode rir e nem falar em público e seus sapatos não podem fazer barulho. Usar cosméticos ou mostrar os tornozelos é punível com chicotadas, as mulheres tem seus dedos cortados se elas usarem malte de unhas.

Você pinta de negro as janelas da sua casa e então você não pode ser vista do lado de fora. Além disso você é proibida de andar no quintal ou na frente da sua casa. Tem sido assim a alguns anos.

Todos os lugares públicos desapareceram.

Você é uma mulher dentro do Afeganistão hoje, sob o regime fundamentalista do Taliban.

E se você é uma das aproximadamente 2000 mulheres que fazem parte da Rawa, está usando a Internet para lutar contra isso.

Restrições nas mulheres

Fundada em 1977, por uma poetiza afegã chamada Meena. A RAWA no começo era pequena , mas uma próspera organização dos direitos humanos, dedicada a envolver a mulher afegã na luta por democracia.

Apesar da invasão soviética em 1979 e do grande número de pessoas mortas e fugindo para o Paquistão a RAWA continuava a trabalhar, mas clandestinamente para prover a educação e assistência médica para mulheres e crianças afegãs.

E então em 1996 a milícia conhecida como Taleban que significa estudantes da religião, tomou conta do país. Sua marca dura do fundamentalismo bane música, filmes, TV, picnics, brinquedos, cameras, cigarros, álcool, revistas, jornais e muitos livros.

Para as mulheres há mais restrições, é ilegal usar jóias, roupas coloridas, sapatos de salto alto e até mesmo luvas brancas, casamentos são arranjados, mulheres são propriedade e vítimas de estupro podem ser apedrejadas por adultério. Antes do Taliban, 40% dos médicos eram mulheres, hoje as mulheres não podem ser médicas e nem devem ser tratadas por um médico.

Do secredo para a descoberta

Se antes a RAWA era uma associação discreta em seus recursos, agora está completamente disfarçada e com uma boa razão. Se alguém se associar pode ser punido com a morte.

"A Rawa tem 23 anos de experiência em lutas desfavoráveis, duras e sangrentas, então nós sabemos muito bem como operar nestas situações," explica a porta-voz do Rawa, Mehmooda. "Em nossos protestos e outras reuniões públicas, nossos membros ativos tem importantes regras e tentam não mostra-las."

Desde então, ela disse, que o Taliban tem identificado alguns membros do grupo."Nós temos que confessar, apesar de termos tomado todas as precauções, alguns de nossos membros tem sido reconhecidos pelo inimigo. Mas nossos membros sabem se esconder e viver secretamente."

Apesar das punições a RAWA continua trabalhando. Tem estabelecido escolas e orfanatos em campos de refugiados paquistaneses e escolas-casa no Afeganistão. Tem equipes móveis de saúde para cuidar das mulheres e crianças que não podem receber cuidados de médicos afegãos ; ajuda também viúvas afegãs a encontrarem meios para alimentar suas crianças.

Usando a Internet para divulgação

Desde 1997 a Internet tem sido usada para divulgar o seu trabalho, http://rawa.org

È uma narrativa horrorosa, porque a galeria de fotos é uma montagem de horror. Um homem rindo segurando as pernas amputadas de um ladrão, homens enforcados dia 8 de Agosto no centro de Kabul, execução pública de uma mulher afegã, crianças assassinadas e mutiladas.

Mas a Internet não mostra apenas barbaridades e horrores. Solicita também ajuda, porque os jornalistas não são permitidos no Afeganistão. O site da RAWA frequentemente provem informações e condições que não são autorizadas lá.

Depois que a porta-voz descreveu na TV como os membros escondem suas cameras debaixo dos véus para capturar imagens de execuções públicas e chicotadas, as imagens são enviadas em dezenas de cameras. Hoje a RAWA está necessitando de cameras menores, pequenas o bastante para serem facilmente camufladas ou escondidas, precisa também de donativos para financiar seus programas.

Mehmooda disse que estes suportes estão também encorajando os representantes da RAWA a falar sobre os seus eventos, organizar protestos em solidariedade com as mulheres afegãs, doações de remédios, papelaria, calçados, equipamentos médicos, computadores e escrevendo cartas para o governo dos Estados Unidos pedindo urgência na democracia e nas eleições diretas no Afeganistão.

Se você é uma amante da liberdade e anti-fundamentalista, você esta com a RAWA.

E agora nós temos a oportunidade de provar isso, obrigada a Internet e coragem as mulheres que a estão usando para mudar esse quadro.

Donativos podem ser enviados para: The Afghan Women's Mission, 2460 N. Lake Ave. PMB 207, Altadena, CA 91001.


A professora e jornalista, Dianne Lynch é a autora de Èticas Virtuais. Wired Women aparecem em Quarta-Feiras alternadas





De: http://more.abcnews.go.com/sections/scitech/wiredwomen/wiredwomen.html



[Home] [A RAWA nos media]